top of page

7 dicas infalíveis para encontrar profissionais qualificados

Atualizado: 6 de jul. de 2021

Sua empresa está com dificuldade para encontrar profissionais qualificados que atendam às demandas de forma eficiente? Neste post vamos te mostrar 7 dicas para recrutar apenas os melhores colaboradores e reduzir gastos com contratação. Vamos lá?


Profissionais qualificados comemorando

Como uma boa contratação pode ser um fator de ganhos para sua empresa?


Com a evolução da área de recursos humanos, tem ficado cada vez mais visível a importância dos colaboradores para uma empresa, não apenas pela necessidade de mão de obra, mas para a saúde financeira da instituição.


Quando alinhados, um bom profissional e uma boa gestão de pessoas promovem ganhos expressivos, visto que a empresa passa a gastar menos com novas contratações, aumenta sua produtividade e, consequentemente, sua receita.


Dito isso, vejamos 7 dicas para encontrar os melhores profissionais para a sua empresa!


1. Defina o perfil de candidato ideal


Antes de qualquer coisa, é necessário definir as características ideais que você espera de um candidato para trabalhar em sua empresa. Para alinhar este perfil você pode listar quais competências espera desse colaborador.


Você deve considerar, além das habilidades e conhecimentos profissionais específicos, as chamadas soft skills, que são habilidades comportamentais como flexibilidade, colaboração, proatividade, entre outros.

2. Utilize métodos psicológicos de seleção


Uma boa forma de escolher profissionais qualificados é utilizando a psicologia a seu favor. Existem testes que analisam fatores psicológicos e conseguem mensurar, inclusive, a produtividade de um colaborador.


Por trabalharem de forma mais aprofundada na mente dos candidatos, os testes conseguem ser mais assertivos na contratação. Você pode conhecer mais sobre métodos psicológicos em nosso artigo sobre Testes psicológicos.


3. Ofereça benefícios atrativos


Para encontrar os melhores candidatos é necessário que sua empresa ofereça bons benefícios. Essa é uma forma de atrair e reter os melhores talentos que irão vestir a camisa da sua empresa e trazer o retorno esperado.


Quando sua empresa não oferece bons benefícios ela está mais suscetível a perder bons colaboradores para outras empresas. Considere oferecer pelo menos o básico, como vale-refeição, vale-transporte e assistência médica.


4. Crie um plano de carreira


Bons colaboradores não gostam de ficar estacionados na vida profissional e estão sempre buscando novas perspectivas de trabalho. Quando você oferece a possibilidade de crescimento profissional, eles tendem a dar mais de si e produzem mais em busca de crescimento.


Criar um plano de carreira para sua empresa é uma boa forma de atrair profissionais qualificados e manter seus colaboradores engajados. Pense nisso!


5. Conte com uma consultoria de RH


Contar com ajuda especializada pode ser uma ótima saída se você não tem o conhecimento necessário em recursos humanos ou se está sem tempo para buscar profissionais. Uma consultoria de RH pode te ajudar em todos os estágios do recrutamento e até mesmo na implantação de uma política de cargos e salários, entre outros serviços.


Nesse caso você pode contar com a EB Corporate. Nós oferecemos soluções 360º para RH e trabalhamos com psicólogos experientes que fazem todo o processo de recrutamento e seleção, além do serviço de headhunter para cargos executivos. Não deixe de conhecer nossos serviços. Clique aqui!


Serviços de RH para Empresas


6. Utilize canais digitais de forma correta


Quando se está buscando um profissional, o mais comum é pesquisar em sites de emprego especializados, mas é preciso ter cautela, principalmente em tempos onde o desemprego está em alta. Estes sites também são foco de quem está buscando emprego, portanto, quando você anuncia uma vaga, é comum ser bombardeado com milhares de currículos, muitos deles totalmente fora do perfil para a vaga. Isso acaba dificultando sua busca e tornando-a cansativa e improdutiva.


Mas isso não quer dizer que você não deva utilizar estes sites de emprego. Você só precisa fazer da forma certa. Confira algumas ações que merecem atenção:

  • Especifique ao máximo as informações da vaga;

  • Se possível, informe o valor do salário;

  • Alguns sites permitem que você utilize perguntas classificadoras (utilize-as!);

  • Limite a extensão geográfica de busca, assim você prioriza quem está perto da empresa;

  • Aponte requisitos para a vaga.

Além destes sites, você também pode buscar candidatos diretamente pelo LinkedIn, que é uma rede social para profissionais. Nela você tem acesso ao histórico profissional de possíveis candidatos e pode abordá-los de forma direta pelo chat.


7. Mais competência, menos aparência


Por último, mas não menos importante: evite julgar um candidato pela aparência ou pelo gênero. Ao buscar por um candidato você deve focar no que realmente interessa, ou seja, as competências. Observe os currículos e as experiências, questione sobre valores, vivência e ambições.


Seu foco deve ser encontrar alguém que supra as necessidades e que esteja alinhado com os valores da empresa, resultando em uma parceria duradoura e benéfica para ambos os lados.


Seguindo essas dicas você terá um direcionamento mais assertivo para encontrar profissionais qualificados e reter os melhores talentos para sua empresa. Além disso, você conseguirá enxergar ganhos a curto, médio e longo prazos. E, se precisar, a EB está à disposição para atendê-lo. Clique para entrar em contato.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page