top of page

Tchau, papel! Como fazer carteira de trabalho digital

Atualizado: 5 de mai. de 2022

Se você tem carteira de trabalho e ela é na versão impressa, pode aposentá-la (mas deixe-a guardada, não precisa jogá-la). O livreto azul que as empresas pedem para “assiná-lo” quando contratam um novo colaborador é coisa do passado.


O documento, agora, é digital – você consulta na palma da mão e poupa tempo, literalmente, quando precisar procurá-lo ou fizer a solicitação pela primeira vez. Nada de agendamentos e zero filas.

Importante destacar que o processo de conversão do papel para a tela só não vale para dois casos específicos: funcionários públicos e pessoas contratadas por organismos internacionais. O formato digital da CTPS, sigla para Carteira de Trabalho e Previdência Social, substitui o físico desde setembro de 2019, mas nem todo mundo tem conhecimento, principalmente se não precisa consultar o livreto azul há anos. É nele que os empregadores registram toda a vida profissional e os direitos dos colaboradores que são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Portanto, se você ainda não migrou para o aplicativo ou não tem carteira de trabalho, fique atento ao passo a passo. O serviço é do Ministério da Economia e gratuito. PELO CELULAR

📱 Entre na sua loja de aplicativos, seja no Android ou no IOS, e busque por “carteira de trabalho digital”;


📱 Abra o app e clique em “entrar”;


📱Selecione “Crie sua conta” e preencha as informações;


📱Se você efetuou o cadastro pelo computador (confira abaixo como fazer) e quer ter o app para consultar sua carteira de trabalho, basta efetuar login;


📱Pronto! Todas as suas informações serão registradas digitalmente. E para quem usava o modelo físico, os dados também são transferidos para a versão digital.


PELO COMPUTADOR

💻Acesse o site www.gov.br;


💻Digite “carteira de trabalho digital” na busca;


💻Clique em “Obter Carteira de Trabalho” se você já tiver login no gov.br ou em “Criar sua conta digital” para primeiro acesso no portal e efetue o cadastro.


FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS


A CTPS no formato físico só continua sendo emitida para funcionários públicos e profissionais contratados por organismos internacionais. Quem se enquadra nestas categorias precisa fazer o pedido de agendamento de atendimento por e-mail.


O endereço eletrônico muda conforme o Estado onde o solicitante mora. Por exemplo: se você é de São Paulo, a solicitação deve ser enviada para trabalho.sp@economia.gov.br. Para o demais, basta trocar o SP pela sigla correspondente ao seu Estado.


CANAIS DE ATENDIMENTO


Para obter mais informações, ligue para o telefone 158 ou acesse www.gov.br.







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page