5 dicas fáceis para ir bem na entrevista de emprego

Atualizado: Set 17

Você está buscando emprego e/ou está prestes a passar por um processo seletivo e não sabe muito bem como deve agir durante a entrevista? Não se preocupe! Vamos te dar 5 dicas fáceis de como se preparar e mandar bem. Acompanhe.


Para sair na frente é preciso se destacar!


Todos nós sabemos que 2020 não tem sido muito fácil. A crise do coronavírus atingiu fortemente o mercado de trabalho e o que vimos foi um aumento exponencial de desemprego. Felizmente as empresas já estão retomando seus trabalhos e novas oportunidades estão surgindo, porém ainda não estamos no melhor cenário.


Dessa forma, quem está buscando um emprego precisa se diferenciar e mostrar que é a melhor opção para a empresa que está buscando um novo colaborador. E com mandar bem não estamos falando apenas de experiências, estudos e habilidades. Saber como se preparar e como se comportar durante a entrevista é essencial para conquistar uma vaga de emprego.


Mas agora chega de enrolação e vamos ao que interessa! Aqui estão 5 dicas fáceis para ir bem na entrevista de emprego. Acompanhe:




1. Pesquise sobre a empresa


Parece uma dica básica, mas ainda é muito comum ver candidatos despreparados e até meio perdidos em relação a vaga e a empresa para a qual estão fazendo o fazer o processo seletivo.

Tire um tempo para conhecer a empresa, seus valores, suas ações, seu mercado de atuação, entre outras informações. Isso mostra proatividade e interesse.


2. Vista-se de acordo


Nem todas as vagas exigem roupa social, mas em alguns casos é um super diferencial. Por isso é importante se informar sobre a vaga e sobre a cultura da empresa.

Bancos, por exemplo, costumam exigir roupa social. Já agências de Publicidade permitem uma vestimenta mais informal.


3. Evite atrasos


Atrasos sem justificativa transparecem falta de compromisso, característica que nenhuma empresa quer. Programe-se e saia de casa com antecedência. E em caso de força maior, comunique a empresa.

Uma dica legal é utilizar a função lembrete do seu celular para te notificar com algumas horas de antecedência.


4. Seja você mesmo


Quando você tenta ser alguém diferente durante a entrevista, as chances de você ‘travar’ e mostrar despreparo são grandes. Em algumas entrevistas ainda existem testes psicológicos que certamente relevarão inconsistências. Seja sempre transparente.


5. Mostre suas competências


Destaque suas habilidades principais e tente fazer um link com a vaga. Mostre ao entrevistador que você tem o que é preciso para ocupar a posição e que é o profissional mais qualificado.

Se possível, exemplifique com algum projeto aonde você pode aplicar suas competências.


Viu só? Não existe muito segredo. São ações simples que fazem toda a diferença para você ir bem na entrevista de emprego e que podem garantir aquela oportunidade que você tanto queria. E mesmo que você não passe de primeira, não desista! Use como uma forma de ganhar experiência para próximas entrevistas e analise os pontos onde você pode melhorar para ser mais assertivo.


E se você está buscando oportunidades de emprego, não deixe de acessar nossa Área do Candidato. Temos diversas vagas esperando por você. Clique aqui e acesse agora.


Boa Sorte!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - EB Corporate
  • LinkedIn - Círculo Branco
Siga a EB
Rua Mario de Andrade, 48 - Cj 1907
Barra Funda, São Paulo / SP

@2020 EB Corporate  - Todos os direitos reservados