Conheça 6 tipos de testes psicológicos para emprego e recrutamento

Atualizado: há 2 dias

Testes psicológicos são uma boa alternativa para tornar um processo seletivo de emprego mais assertivo e escolher o perfil de colaborador ideal para sua empresa.

Candidatos fazendo testes psicológicos para emprego

Como os testes psicológicos podem ajudar na escolha do candidato ideal para sua empresa?


Muitas empresas e profissionais de RH têm utilizado cada vez mais uma abordagem psicológica nos processos de seleção de candidatos. Isso porque eles permitem que você analise mais a fundo as competências e características de um profissional. Dessa forma, é possível prever o quão produtivo ele pode ser para a empresa e se o perfil comportamental está de acordo com a cultura e os valores da organização.


Uma vez que o perfil do candidato esteja alinhado ao da empresa, os ganhos para ambos os lados tornam-se muito visíveis: empresas melhoram seu retorno financeiro, sua produtividade e visão de mercado; colaboradores sentem-se mais realizados e trabalham com mais entusiasmo.


Vamos conhecer agora 6 tipos de testes psicológicos para emprego e recrutamento. Acompanhe!


1. Teste AC


O AC (Atenção Concentrada) é um teste que tem a função de medir a capacidade do candidato de se concentrar e manter o foco em atividades sob pressão. É uma ferramenta que avalia a cognição do candidato.


Ele consiste em identificar padrões de figuras, normalmente triângulos. São dados três padrões e o candidato precisa encontrar os mesmos padrões em uma folha com vários elementos misturados. A efetividade do teste se dá pelo número de acertos.


2. Teste palográfico


O palográfico permite fazer uma leitura da personalidade de cada candidato, além de medir produtividade e identificar possíveis transtornos psicológicos.


Ele consiste em desenhar traços em uma folha de papel. Ele pode parecer simples, mas os formatos dos traços podem dizer muito sobre o candidato e devem ser analisados por um psicólogo experiente.


3. Teste QUATI


O QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica) tem como objetivo investigar o comportamento do candidato em diferentes situações e grupos sociais. Ele pode auxiliar muito para mostrar como o profissional se comporta em trabalhos de equipe ou para a definição do seu escopo de trabalho.


O questionário consiste em apresentar diversas situações em que o candidato precisa escolher a ação que tomaria em determinados contextos, mostrando sua capacidade de adaptação.


4. Teste G-38


O G-38 (Teste de Inteligência) permite analisar a capacidade de raciocínio a partir da inteligência do candidato, conforme o nome sugere.


Esse é um teste não-verbal que consiste em apresentar 38 figuras gráficas com uma parte faltando e o candidato precisa escolher uma das seis opções de respostas apresentadas.


5. Teste HTP


O HTP (do inglês House, Tree, Person) é um instrumento projetivo-gráfico que compreende aspectos da personalidade e, diferente dos outros tipos de testes psicológicos para emprego, é inacessível somente com comunicação verbal.


Esse teste consiste em pedir ao candidato que desenhe uma casa, uma árvore e uma pessoa. A partir dos traços e elementos reproduzidos é possível fazer uma interpretação da personalidade do indivíduo: sua imagem interna e de seu ambiente de convívio.


6. Teste HTM


O HTM (Habilidade para Trabalho Mental) tem o objetivo de testar as capacidades cognitivas dos candidatados com questões distintas de conhecimento geral.


O teste é comporto por 48 questões divididas em três partes iguais, onde cada parte aborda um conhecimento específico: raciocínio lógico verbal, raciocínio lógico numérico e raciocínio lógico abstrato.


Cada teste tem sua aplicação indicada para diferentes situações ou níveis de cargos, por isso é importante que ele seja aplicado por psicólogos treinados, de preferência com atuação em recursos humanos. Caso sua empresa não disponha de um profissional com esse perfil, sugerimos que busque uma consultoria de rh especializada para que os resultados sejam efetivos.


Agora que você sabe um pouco sobre os tipos de testes psicológicos para empregos e recrutamento, não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos e colegas.

0 comentário