top of page

Dicas para um currículo nota 10

Na busca por uma oportunidade, manter o currículo atualizado é o primeiro passo. Para seguir a caminhada, confira alguns toques que vão ajudá-lo a ter mais destaque


Há quanto tempo você não atualiza nem dá uma repaginada no seu currículo? Se você demorou para responder ou não se lembra, é um sinal de que está na hora de revisitar o documento.


O currículo é a sua vitrine no mundo corporativo. Ele é o spoiler do que será apresentado ao recrutador na entrevista de emprego. Porém, para chegar nesta etapa e você ser o escolhido em um catálogo recheado de opções, o conteúdo precisa ser atrativo.


Para auxiliá-lo nesta tarefa, aqui vão algumas dicas para um currículo nota 10. Separe um tempo do seu dia, abra o seu arquivo e considere colocar em prática os toques a seguir!

PRIMEIRA IMPRESSÃO


Não tenha como currículo o arquivo gerado após cadastro em algum site de empregos. Enviar aos recrutadores um documento feito automaticamente não pega muito bem. Além de ser padronizado, como tantos outros, pode demonstrar falta de personalidade e até de comprometimento. Faça o seu currículo do zero ou escolha um modelo que tenha mais a ver com você e sua área em algum site gratuito.


PENSAR, DIGITAR, EDITAR


Não adianta querer fazer ou repaginar o seu currículo às pressas. Para que nenhuma informação importante fique de fora é preciso estar concentrado. Pense e escreva tudo o que você já fez nos seus trabalhos (incluindo o atual, se estiver empregado) e faça uma lista. Em seguida, organize todas as tarefas de cada cargo por ordem de prioridade. Pode ser que a sua relação de atividades fique enorme, então retire o que for menos atrativo e mais óbvio. Apresente os detalhes relevantes, mas não seja prolixo: edite!


CASES DE SUCESSO


Sabe aquela ideia que você teve, foi para a frente e trouxe mudanças significativas no trabalho? E o projeto do qual você participou e marcou a sua experiência naquele emprego? Todos eles merecem exposição em seu currículo! Especifique os resultados positivos que você ajudou a empresa a alcançar. Neste tópico, vale pontuar o que gerou economia de tempo e dinheiro, o que melhorou a produtividade, o que foi para o portfólio da empresa e o que lhe rendeu destaque. Normalmente, o case de sucesso movimenta o ambiente de trabalho e gera discussões por um tempo, com resultados empolgantes.

ORGANIZAÇÃO


É importante lembrar que, como uma vitrine, seu currículo precisa ser bem pensado em termos de estrutura e organização de conteúdos. Seja no conceito minimalista ou extravagante (mais “criativo”), o documento deve prender a atenção do recrutador. Após colocar todos os dados sobre sua formação e carreira, edite o material. Defina tópicos (formação, experiência etc); setorize informações; e siga um padrão abusando dos recursos (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, ponto e vírgula, ponto final, espaçamento, alinhamento, entre outros). Se o seu currículo estiver polido, você passará uma impressão de um profissional mais atento e cuidadoso.


AVALIAÇÃO


Para evitar erros que você não reparou, por estar “viciado” em seu texto, peça para alguém ler a versão final do currículo. Terceirizar a análise do seu material pode trazer à tona algum deslize que você não tenha percebido. O conteúdo deve estar claro, objetivo e com tudo o que alguém precisa para ter noção de quem você é profissionalmente.


Após passar um tempo dedicado à sua vitrine no mundo corporativo, acredite: tem alguém procurando exatamente o que você oferece.


DICA BÔNUS


Ao terminar o currículo, replique o conteúdo dele para o LinkedIn fazendo as adaptações necessárias. Ter o documento em Word ou PDF é importante para anexá-lo em e-mails e enviá-lo virtualmente, mas o seu LinkedIn precisa estar tão atualizado quanto o currículo.


Não deixe de ler:




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page