15 dicas para entrevista de primeiro emprego

Falar com o recrutador sem ter experiência profissional pode gerar insegurança, mas há dicas de preparação para ajudá-lo neste processo. Confira!


Se você está em busca do primeiro emprego, provavelmente já se questionou: “o que vou falar na entrevista?”, “como vão me contratar se eu não tenho experiência?”.

Ingressar no mercado de trabalho é um processo que pode gerar insegurança e até ansiedade, mas esta barreira é transponível. Você precisa de estudo, prática e, claro, uma oportunidade.


Receber uma ligação ou mensagem sendo convocado para um processo seletivo é o seu passaporte rumo à empregabilidade. O seu bom desempenho, porém, é o que vai lhe garantir o tão desejado carimbo da aprovação.


Mas como se antecipar ao que pode acontecer na seletiva e chegar mais confiante diante do recrutador? Alguns pontos são subjetivos e aprovam ou reprovam o candidato, mas as dicas a seguir podem ajudá-lo!

✔ Pesquise sobre a empresa que o convocou

Consulte o site, as avaliações no Google e as redes sociais da empresa, caso ela esteja nestes meios. Quanto mais informações você tiver, melhor para se sentir confiante na entrevista.


✔ Entenda sobre a vaga

Pode ser que você tenha se candidatado a várias oportunidades, mas é preciso focar no cargo que está concorrendo. Leia o descritivo da vaga novamente antes de chegar ao local combinado (ou antes de começar a entrevista por videochamada).


✔ Look do dia

Pensar na roupa que você vai usar na entrevista é importante. Adeque o seu look de acordo com o cargo pretendido. Com bom senso, dá para definir se você pode se apresentar de forma mais despojada, com esporte fino ou outro estilo.


✔ Separe o currículo

Por garantia, leve o seu currículo atualizado impresso (se não for possível, deixe-o no celular ou no e-mail). Durante a conversa, caso você seja questionado sobre alguma data de um curso, por exemplo, terá as informações corretas à mão. E isso também é um ponto positivo para você, pois mostra que presta atenção aos detalhes e se antecipa às necessidades.


✔ Não se atrase

Defina como você irá ao local da entrevista e quanto tempo levará para chegar (o recrutador, inclusive, pode lhe perguntar sobre isso). Se o processo seletivo for on-line, certifique-se de que tudo funcionará corretamente, como internet, luz, acústica e fundo do ambiente escolhido.


✔ Mostre conhecimento

Você ainda não tem experiência profissional, mas pode falar coisas que demonstrem que se atualiza sobre a área pretendida. Se você sabe como é o trabalho no setor onde quer ingressar, comente a respeito sempre que identificar uma brecha.


✔ Atenção ao português

Cuidado para não derrapar na língua portuguesa diante do recrutador. Também é aconselhável evitar gírias durante a conversa sobre o emprego.


✔ Modo avião

Não fique olhando o celular durante a entrevista. Deixar o aparelho em modo avião evita que você se desconcentre com possíveis notificações e se mostre interessado.


✔ Ações de destaque

Sabe aquele projeto que você se orgulha de ter feito na escola, na faculdade ou em alguma associação? Você pode falar sobre ele! Mesmo que não tenha relação direta com a vaga, se você assumiu um papel de líder, criador, organizador ou outra função, isso diz muito sobre seu perfil.


✔ Cursos e habilidades

Se você fez algum curso, seja presencialmente ou on-line, lembre-se de falar a respeito. Habilidades que você adquiriu de maneira autodidata ou que aprendeu com alguém, mesmo sem certificado, também são importantes. Falar sobre sua experiência com redes sociais, internet, pacote Office e outros programas, por exemplo, aumentam sua credibilidade.


✔ Planos

Quando tiver oportunidade, fale sobre os seus planos profissionais. Citar um curso que tenha vontade de fazer, focado na vaga, ajuda a comprovar seu interesse.


✔ Testes

É preciso ter em mente que você pode ser submetido a alguns testes no mesmo dia da entrevista (português, matemática e raciocínio lógico são os mais comuns). Se você vai com isso em mente, fica mais tranquilo para realizá-los em vez de ser pego de surpresa. Algumas empresas também aplicam dinâmicas em grupo. Se este for o caso, lembre-se de participar ativamente (tenha atitude, não espere apenas ser cobrado ou conduzido).


✔ Redação

Se você tiver que fazer uma redação, não se apresse achando que é um detalhe sem muita importância. Preste atenção nas orientações e lembre-se: tema é diferente de título! Também é aconselhável caprichar na letra e ter coerência no conteúdo, com introdução, desenvolvimento e conclusão.


✔ Não tenha medo de perguntar

Fazer perguntas pertinentes à vaga ao recrutador demonstra interesse. Se você deixar claro que quer a oportunidade, o entrevistador lembrará de você mais facilmente. Mas não seja invasivo e saiba a hora de parar.


✔ Devolutiva

Todo mundo que participa de um processo seletivo quer saber se ainda pode ser aprovado ou se o posto foi preenchido. Ao final da sua conversa com o recrutador, pergunte se a empresa dará uma resposta mesmo que seja negativa (e até quando). Mas atenção: é preciso respeitar o prazo e não ser insistente cobrando uma resposta já no dia seguinte.


Gostou das dicas? Abaixo temos outros textos interessantes para ajudá-lo nesta jornada. Esperamos que aproveite os conteúdos, conquiste o seu primeiro emprego e tenha muito sucesso!


Não deixe de ler:


Como fazer currículo sem experiência profissional


O que pesquisar sobre a empresa antes da entrevista


Tchau, papel! Como fazer carteira de trabalho digital

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo