O que faz um Headhunter? Saiba mais sobre essa profissão.

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado os profissionais mais qualificados com habilidades mais complexas. Mas nem sempre é um trabalho fácil encontrar esses talentos, e é aí que entra o Headhunter. Você sabe o que faz um Heahunter? Nesse post vamos falar desse profissional que está cada vez mais requisitado. Acompanhe!


Afinal, o que faz um headhunter?


Um Headhunter é responsável por buscar ativamente profissionais disponíveis no mercado. Eles são contratados por empresas que desejam buscar candidatos para ocupar vagas de alto nível hierárquico, e para isso analisam as necessidades da empresa, entendem o perfil do candidato ideal e utilizam os mais diversos canais disponíveis para encontrá-los (redes sociais, sites especializados, indicações, etc). Ele acaba sendo um mediador entre contratante e (possíveis) contratados.


O termo Headhunter vem do inglês que significa "caçador de cabeça" e se dá devido a complexidade do trabalho, visto que ótimos profissionais não se encontram de forma fácil e normalmente já prestam serviços para outra empresa.


Hoje não existe formação para essa profissão e a maior parte dos Headhunter normalmente são profissionais de Recursos Humanos ou Psicólogos que utilizam de seu conhecimento e vivência para se especializar no recrutamento de cargos executivos.


Qual é a diferença entre um Headhunter e um Jobhunter?


É muito comum confundir essas duas profissões ou utilizar sempre a nomenclatura Headhunter, já que esta é mais difundida. Mas é preciso entender qual a área de atuação de cada um, principalmente se você está buscando estes serviços e quer encontrar com mais facilidade e rapidez.


Headhunters prestam serviços para empresas, que por sua vez contratam esses profissionais para encontrar os profissionais mais qualificados do mercado, com competências e perfis específicos.


Já os Jobhunters são contratados por profissionais que estão buscando recolocação no mercado de trabalho ou estão em transição de carreira. Eles são responsáveis por encontrar as melhores oportunidades de trabalho para esses profissionais.



Quando é indicado contratar um Headhunter?


Os serviços de Headhunter são indicados para empresas que buscar profissionais de nível executivo, gerencial ou de liderança. Este serviço também é indicado para cargos que exigem alto nível de conhecimento em determinada área. Os cargos mais comuns para esse tipo de serviços são:

  • Gestores

  • Diretores

  • CEOs

  • Executivos

  • Especialistas

  • Cargos de nível Sênior

  • Profissionais de TI

  • Coordenadores

  • Demais cargos executivos

É importante saber que por se tratar de um serviço especializado em cargos executivos e de alta complexidade, ele costuma ser mais caro do que um processo de recrutamento e seleção comum. Isso porque ele exige uma busca dedicada e minuciosa, e eventualmente até negociações com profissionais que podem estar empregados.


Agora que você sabe o que faz um Headhunter e sua importância na busca pelos melhores talentos, não deixe de consultar os serviços Headhunter da EB Corporate. Nós contamos com profissionais altamente capacitados para encontrar os melhores profissionais que ajudarão sua empresa a crescer e aumentar seu faturamento. Solicite um contato.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - EB Corporate
  • LinkedIn - Círculo Branco
Siga a EB
Rua Mario de Andrade, 48 - Cj 1907
Barra Funda, São Paulo / SP

@2020 EB Corporate  - Todos os direitos reservados