top of page

O que faz um headhunter? Saiba mais sobre essa profissão

Atualizado: 5 de jul. de 2021

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado os profissionais mais qualificados com habilidades mais complexas. Mas nem sempre é um trabalho fácil encontrar esses talentos, e é aí que entra o headhunter. Você sabe o que faz um heahunter? Nesse post vamos falar desse profissional que está cada vez mais requisitado. Acompanhe!

Mulher headhunter


Afinal, o que faz um headhunter?


Um headhunter é responsável por buscar ativamente profissionais disponíveis no mercado. Eles são contratados por empresas que desejam buscar candidatos para ocupar vagas de alto nível hierárquico. Para isso, analisam as necessidades da empresa, entendem o perfil do candidato ideal e utilizam os mais diversos canais disponíveis para encontrá-los (redes sociais, sites especializados, indicações etc). Ele acaba sendo um mediador entre contratante e (possíveis) contratados.


O termo headhunter vem do inglês e significa "caçador de cabeça", devido a complexidade do trabalho, visto que ótimos profissionais não se encontram de forma fácil e normalmente já prestam serviços para outras empresas.


Não existe uma formação específica para essa profissão e a maior parte dos headhunters normalmente é formada por profissionais de RH ou psicólogos que utilizam seus conhecimentos e vivência para fazer o recrutamento de cargos executivos.


Qual é a diferença entre um headhunter e um jobhunter?


É muito comum confundir essas duas profissões ou utilizar sempre a nomenclatura headhunter, já que esta é mais difundida. Mas é preciso entender qual a área de atuação de cada um, principalmente se você está buscando estes serviços e quer encontrar com mais facilidade e rapidez.


Headhunters prestam serviços para empresas, que por sua vez os contratam para encontrar os profissionais mais qualificados do mercado, com competências e perfis específicos.


Já os jobhunters são contratados por profissionais que estão buscando recolocação no mercado de trabalho ou estão em transição de carreira. Eles são responsáveis por encontrar as melhores oportunidades de trabalho para esses profissionais.


Serviço Headhunter

Quando é indicado contratar um headhunter?


Os serviços de headhunter são indicados para empresas que buscam profissionais de nível executivo, gerencial ou de liderança. Este serviço também é indicado para cargos que exigem alto nível de conhecimento em determinada área. Os cargos mais comuns para esse tipo de serviço são:

  • Gestores;

  • Diretores;

  • CEOs;

  • Executivos;

  • Especialistas;

  • Cargos de nível sênior;

  • Profissionais de TI;

  • Coordenadores;

  • Demais cargos executivos.

É importante saber que por se tratar de um serviço especializado em cargos executivos e de alta complexidade, ele costuma ser mais caro do que um processo de recrutamento e seleção comum. Isso porque ele exige uma busca dedicada, minuciosa e, eventualmente, até negociações com profissionais que podem estar empregados.


Agora que você sabe o que faz um headhunter e sua importância na busca pelos melhores talentos, não deixe de consultar os serviços de headhunter da EB Corporate. Nós contamos com profissionais altamente capacitados para encontrar os melhores talentos que ajudarão sua empresa a crescer e aumentar seu faturamento. Solicite um contato.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page