Como fazer recrutamento e seleção online e quais os benefícios?

Atualizado: Jul 5

É cada vez mais comum vermos empresas adotando processos focados no ambiente digital, inclusive na área de recursos humanos. Nesse post, vamos te mostrar porque sua empresa deveria começar a adotar o modelo de recrutamento e seleção online. Acompanhe!

Candidato em processo de recrutamento e seleção online


A migração dos processos para o ambiente digital


A migração dos processos para o ambiente digital já é uma realidade, mas com a quarentena do Coronavírus, esse movimento teve de ser acelerado e empresas tiveram de se adaptar ao novo modelo de relação (quase) 100% online.


Com os processos de recursos humanos não foi diferente: grande parte das empresas adotou o modelo de recrutamento e seleção online e, pelo visto, essa modalidade veio para ficar! Isso porque ela apresenta diversos benefícios para empresas e candidatos.



Mas quais os benefícios para empresas?


A migração dos processos de recrutamento para o ambiente digital melhorou muito o trabalho de empresas e profissionais de recursos humanos em diversos aspectos. Confira!

  • Otimização de tempo: profissionais de RH conseguem tornar os processos mais ágeis e otimizar seu tempo e prioridade para demais tarefas.

  • Redução de gastos: o recrutamento online permite que a empresa reduza gastos com materiais utilizados nos processos de seleção e eventuais locações de espaços.

  • Maior alcance: possibilita que sua empresa evite perder talentos por eventuais indisponibilidades de locomoção, distância, entre outros fatores. A entrevista online possibilita que o processo seja efetuado de qualquer lugar.

  • Melhora da produtividade: muito ligada à otimização de tempo, a melhora na produtividade fica visível uma vez que o profissional de RH tem mais tempo para executar mais tarefas e pensar em novas estratégias.


E quais os benefícios para candidatos?


Os candidatos também são beneficiados, principalmente os mais jovens, que estão sempre imersos no ambiente digital e se sentem mais à vontade com essa nova forma de interação. Vejamos os benefícios!

  • Redução da ansiedade: o simples fato de não estar fisicamente presente em um ambiente diferente e de frente com um recrutador já é um fator positivo para reduzir a ansiedade. Além disso, quando o candidato está em um ambiente confortável, ele tente a se sair melhor na entrevista e ser mais interativo.

  • Menos atrasos: atrasos são muito comuns em entrevistas de emprego e, às vezes, acontecem por fatores inesperados. O recrutamento e seleção online reduz muito as chances de atrasos, visto que não é necessário o deslocamento até a empresa ou local de entrevista.

  • Redução de gastos com deslocamento: nem sempre o candidato tem condições de bancar os gastos com descolamento, principalmente porque, em diversos casos, o candidato faz diversas entrevistas até conseguir um emprego. A entrevista online é um grande benefício nesse quesito, já que a interação é virtual e nem sempre necessita do descolamento até a empresa.

  • Maior disponibilidade para entrevistas: conforme falado no tópico anterior, um candidato pode fazer diversas entrevistas durante a busca por um emprego. Sem a necessidade de descolamento, o candidato ganha mais tempo para fazer mais entrevistas e aumentar as chances de recolocação. Esse benefício também vale para casos onde o candidato está viajando ou apenas impossibilitado de comparecer ao local da entrevista naquele momento.


Como fazer um bom processo de recrutamento e seleção online?


Mesmo que o momento atual do mercado tenha propiciado uma facilidade nos recrutamentos, ainda é necessário obedecer a alguns critérios para que a seleção seja assertiva e para que não haja nenhum entrave. Por isso, separamos algumas dicas para que você faça um bom processo de recrutamento e seleção online.


1. Utilize bons equipamentos

Não existe nada pior do que uma internet que fica caindo ou um computador que trava toda hora. A premissa básica para um bom recrutamento online é dispor de bons equipamentos que permitam agilizar o processo de seleção e otimizem seu tempo.


2. Escolha um plataforma segura

Escolher uma plataforma que tenha segurança de dados é essencial para garantir a integridade das informações que serão compartilhadas. Opte por plataformas com criptografia de dados.


3. Aplique testes online

Hoje existem plataformas especializadas em questionários que permitem que você aplique testes online. O próprio Google disponibiliza de forma gratuita uma ferramenta - o Google Forms - para criar formulários mais simples, como redação ou estudo de casos, que você pode aplicar em seus candidatos. Esses testes ajudam na assertividade de escolha de profissionais e até mesmo na identificação de perfil e produtividade.


4. Faça videochamadas

A entrevista por vídeo permite que você tenha uma melhor interação e faça uma análise de comportamento do candidato. Além disso, o fato de estar frente a frente com o entrevistador (mesmo que de forma digital) exige que ele se esforce mais e dê mais de si durante a entrevista.


5. Anuncie em canais confiáveis

É preciso tomar cuidado com o canais onde você anuncia suas vagas. Existem muitas pessoas buscando emprego e muitas não se atentam aos requisitos da vaga. Resultado: você recebe uma enxurrada de candidatos fora do perfil desejado e gasta tempo filtrando os bons currículos. Opte por canais que utilizem filtros ou sistemas de pré-seleção, ou então utilize o LinkedIn para buscar candidatos com as habilidades desejadas pela sua empresa.


O processo de recrutamento e seleção online claramente veio para ficar. Ainda existe muito a ser melhorado, mas sabemos que a tecnologia permite que desenvolvamos novas soluções em um período muito curto de tempo e que otimizemos cada vez mais os processos de recursos humanos e outras áreas.


Agora que você já conhece os benefícios de adotar o recrutamento online, que tal compartilhar esse conteúdo com seus colegas e amigos? ;)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo