top of page

Por que testes psicológicos são importantes em R&S

Atualizado: 6 de mar. de 2023

Em um processo seletivo, submeter candidatos a avaliações psicológicas ajuda o recrutador a fazer a escolha mais aderente à vaga. Conheça os principais exames!


Fazer recrutamento e seleção de forma assertiva requer uma série de cuidados e, em muitos casos, base científica. Para extrair o melhor dos candidatos é preciso ter, mais do que técnica, experiência em análise comportamental. E se o recrutador for psicólogo, as chances de escolher a pessoa certa para a vaga são ainda maiores.


Os testes psicológicos podem revelar traços de personalidade surpreendentes dos indivíduos submetidos a eles - detalhes que não são expostos em uma entrevista, inclusive. Os resultados ajudam na decisão final do avaliador, mas há regras para aplicar e corrigir os exames. A principal delas é que só profissionais registrados no Conselho Federal de Psicologia podem elaborar os laudos das avaliações.


TESTES PSICOLÓGICOS MAIS COMUNS EM R&S

Candidatos a vagas de emprego podem ser submetidos a avaliações psicológicas de diversos tipos. As mais tradicionais são AC (Atenção Concentrada); Palográfico; Quati (Questionário de Avaliação Tipológica); e G-38 (Teste Não Verbal de Inteligência).


A seguir, confira detalhes de cada um dos exames psicológicos!


📄 AC – É o teste em que a pessoa precisa localizar, em uma folha repleta de símbolos (setas), os que são apresentados como modelos. Aplicado com limite de tempo, ele avalia a capacidade do indivíduo em manter a concentração nas tarefas. O resultado mostra como a pessoa tende a se comportar no trabalho em situações específicas.


📄 Palográfico – Também aplicado a quem está tirando carteira de motorista, o exame avalia a personalidade do indivíduo. A partir da análise dos traços verticais (“pauzinhos”) desenhados em uma folha, é possível identificar várias características pessoais. Dá para saber, por exemplo, se a pessoa é comunicativa, organizada, imediatista, reativa, autoritária, entre outros.


📄 Quati – É um questionário com situações do cotidiano e diversos pares de afirmações para avaliar personalidade e comportamento. Nele, o indivíduo seleciona o que mais tem a ver com seu perfil, mostrando como agiria em determinados cenários. O teste ajuda a avaliar se a pessoa é a melhor escolha para ocupar determinada vaga.


📄 G-38 – O exame serve para medir a capacidade intelectual do participante (seu fator geral de inteligência). Ele apresenta questões de múltipla escolha em ordem crescente de dificuldade. Os exercícios contêm figuras com partes faltando e as respostas dão um panorama das habilidades do indivíduo.


É importante reforçar que as avaliações psicológicas são vendidas apenas aos profissionais com registro no Conselho Federal de Psicologia. A aplicação e a correção dos exames devem seguir protocolos para que tenham eficácia e assertividade.


A EB Corporate está apta a trabalhar com os testes, pois conta com colaboradores da área de psicologia no departamento de recrutamento e seleção.

Para conhecer melhor nossos serviços, entre em contato com a nossa equipe aqui pelo site!


Não deixe de ler:




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page