Saiba o que é turnover e como ele afeta as empresas

A constante troca de funcionários no ambiente de trabalho interfere no clima organizacional. Conheça as causas e efeitos da rotatividade.


Se você já trabalhou em um lugar onde a troca de funcionários era constante, provavelmente conhece os pontos negativos que essa movimentação gera. Mas os problemas causados pelo entra e sai de pessoas ultrapassam a ótica dos colaboradores e dão prejuízos, principalmente, às empresas.


A substituição de profissionais no ambiente de trabalho em determinado período de tempo é conhecida como turnover (rotatividade, em tradução do inglês). As causas e efeitos de demissões e admissões variam e sugerem análises para melhorias. Conheça, a seguir, um panorama sobre o assunto e saiba como o turnover pode ser evitado.


PLANEJAMENTO É ESSENCIAL

Quando uma empresa lida com trocas de funcionários frequentemente, um ponto que requer atenção e pode ser a raiz do problema é o anúncio da vaga de emprego.


Divulgar uma oportunidade em sites e redes sociais, ou fazer busca ativa por candidatos, é uma tarefa que demanda objetividade e transparência. Atribuições do cargo, salário, benefícios e jornada de trabalho precisam ser bem alinhados para evitar frustrações. Esses dados são revelados na descrição da vaga, no primeiro contato com o recrutador ou durante o processo seletivo. Em alguns casos, a remuneração pode aparecer como “a combinar”, mas existem diversas razões para isso. Clique no link ao final do texto e confira uma matéria especial sobre o assunto!


Se ao iniciar em um emprego o profissional constatar que as atividades exigidas fogem do combinado, ele pode ficar cada vez mais desmotivado e pedir demissão. Sendo assim, o turnover é voluntário, ou seja, a empresa perdeu o colaborador porque não cumpriu o que especificou ao apresentar a vaga.


Para evitar desligamentos, o setor de recursos humanos tem papel essencial. É ele o responsável por investigar as causas das demissões, que podem ser voluntárias, por afastamentos, fatalidades, aposentadorias, remanejamentos ou porque o serviço do contratado deixa a desejar (nesta situação, a troca é positiva e necessária).


Um departamento focado em cuidar do clima organizacional diminui a taxa de turnover e, consequentemente, aumenta a produtividade e os lucros na empresa. Quando setores estão em sintonia, atribuições definidas com clareza e funcionários têm suas dúvidas sanadas, inclusive sobre planos de carreira, a chance de reter talentos na equipe são maiores. Condições de trabalho adequadas, com recursos físicos e digitais que atendam às necessidades dos colaboradores, também são importantes.


Já a falta de comunicação e o indiferença com o turnover podem gerar um efeito dominó negativo:


🔽 insegurança entre funcionários;

🔽 perda de bons profissionais com demissões voluntárias;

🔽 clima organizacional instável;

🔽 tempo com recrutamento e seleção;

🔽produtividade em atraso com a entrada de pessoas que demandam treinamento;

🔽 lucros abaixo do esperado;

🔽 gastos com rescisões, exames médicos, direitos trabalhistas e novas admissões.


Se há muita rotatividade em uma companhia, há pessoas infelizes em suas posições, portanto, uma investigação das causas se faz necessária. E a principal pergunta a ser respondida é: por quais motivos os colaboradores estão deixando a empresa?


É PRECISO ATRAIR (E MANTER) TALENTOS

Tão importante quanto entender as causas das demissões é identificar as qualidades do ambiente de trabalho – e mantê-las.


Saber as razões pelas quais as pessoas desejam ingressar na empresa ajuda a reforçar os pontos positivos e a cultura organizacional.


Despertar interesse de novos profissionais é importante e atrai talentos de forma voluntária, mas o esforço para retê-los deve ser constante.


Entre as iniciativas que evitam o turnover estão:


🔼 valorização de equipe com mentoria e feedback;

abertura para comunicação;

🔼 salários e benefícios justos (considerando a oferta no mercado de trabalho);

🔼 RH empenhado para escolher as pessoas certas para as vagas disponíveis.


Para empresas que não possuem um RH focado em selecionar profissionais de forma personalizada, o serviço pode ser terceirizado. A EB Corporate é uma consultoria que faz este tipo de serviço, buscando os melhores candidatos para atender às necessidades dos contratantes com perfis assertivos. Entre em contato para mais informações: contato@ebcorporaterh.com.


Entenda as razões para uma vaga ter salário a combinar


0 comentário