Contratar profissionais de forma assertiva requer estudo, experiência, tempo e estratégias. Se você não domina a função, fechar negócio com uma consultoria é a melhor saída
Preencher uma vaga de emprego não é uma tarefa para profissionais de qualquer setor. Recrutamento assertivo, daquele que ajuda a evitar o turnover, vai além de analisar currículos e fazer entrevistas.
Se você não é da área de RH e foi designado para selecionar novos colaboradores, ou se você é empresário e faz isso sozinho, considere terceirizar o serviço. As vantagens, fique sabendo, são diversas!
Contratar uma consultoria em recursos humanos é um investimento para a empresa. E definir o perfil do profissional ideal para que recrutadores experientes façam a seleção resulta em benefícios.
Confira, a seguir, como fechar a parceria e conheça as principais etapas do processo.
TIPO DE SERVIÇO
Antes mesmo de ir atrás da empresa com a qual você pretende fechar negócio é preciso definir sua necessidade. A vaga a ser preenchida vai impactar diretamente no serviço contratado. Utilizando a própria EB Corporate como exemplo, as principais opções são recrutamento e seleção tradicional e headhunter.
O R&S abrange a maioria dos cargos, com divulgação das oportunidades em vários veículos (próprios e externos) e candidaturas orgânicas.
Já o headhunter é indicado para vagas que exigem alto nível de conhecimento. Normalmente, destina-se a postos de gerência, liderança e executivos, como especialista, coordenador, diretor, presidente e CEO. Neste processo, os recrutadores buscam os profissionais de forma ativa, inclusive abordando quem atua na empresa concorrente.
NEGÓCIO FECHADO
Escolher o responsável pela seleção é uma etapa muito importante para o sucesso da parceria. Experiência, serviços oferecidos, garantias e preços são alguns fatores que precisam ser levados em consideração. A EB, aliás, destaca-se por ter psicólogos na equipe e vários outros diferenciais – para conhecê-los, entre em contato aqui pelo site!
ALINHAMENTO
Para admitir o profissional com o perfil mais aderente à vaga é necessário expor o que você busca. É na etapa de alinhamento que o recrutador da empresa escolhida ouvirá as necessidades do contratante. Nesta fase, os detalhes do cargo (atribuições, salário, benefícios etc) serão passados à consultoria para que ela saiba o que oferecer aos candidatos. Daí para a frente, todo o trabalho de recrutamento e seleção segue de forma terceirizada.
CONDUÇÃO DO PROCESSO
Depois de alinhar a oportunidade que será preenchida, várias etapas seguem sob responsabilidade da consultoria em RH. Entre elas estão divulgação da vaga, busca ativa por profissionais, triagem de currículos, entrevistas e aplicação de testes.
A última fase é a entrevista final com o contratante para que ele escolha, entre as melhores opções, o perfil que mais gostar.
ATALHO PARA O SUCESSO
Enquanto a consultoria atua com experiência e colaboradores altamente capacitados, o contratante economiza tempo e dinheiro.
Para entender melhor, imagine pausar suas atribuições para focar em R&S sem a experiência de quem estudou para isso e atua na área. Você precisaria de disponibilidade, foco e (muito importante) conhecimento! Caso contrário, o saldo seria desperdício de tempo e de dinheiro. Isto porque você estaria sujeito a passar horas em busca de candidatos e realizando entrevistas que, no fundo, poderiam ser em vão. Além disso, contratar a pessoa “errada” para o cargo, como se sabe, gera prejuízos para a empresa.
A melhor opção, portanto, é deixar o serviço com quem mais entende do assunto e pode lhe apresentar os melhores profissionais. Se você ainda estiver em dúvida, entre em contato com a equipe da EB Corporate e surpreenda-se!
Não deixe de ler:
コメント