top of page

Quando contratar o serviço de um headhunter?

Saiba quais são os cargos que mais se enquadram neste tipo de serviço e conheça as vantagens de terceirizar a seleção de profissionais


Escolher o profissional ideal para um emprego é uma grande responsabilidade. Se a posição disponível for de alta gestão, o processo seletivo requer análise ainda mais aprofundada. Neste caso, para encontrar os melhores candidatos, um headhunter pode ser a opção certeira.


A seguir, conheça alguns motivos para aderir ao serviço e ocupar a cadeira vaga em sua empresa com a pessoa mais preparada!

Em uma corporação, cargos executivos, de liderança e de gerência, se exercidos por profissionais fora do perfil, geram problemas em efeito cascata. Todos os postos são importantes em uma equipe, mas se líderes e colaboradores estratégicos não dominarem a área, os resultados negativos só tendem a aumentar.


Especialista em caçar talentos, o headhunter ajuda as empresas a crescerem, pois seu trabalho garante o profissional que vai ser produtivo para o contratante. Neste cenário, a adesão ao serviço torna-se um investimento favorável e evita turnover. Caso você não saiba o que é turnover, clique no link ao final deste texto!


COMO FUNCIONA

O primeiro contato do headhunter com o cliente é para entender a necessidade da empresa e desenhar o perfil do candidato ideal. A partir daí, com os requisitos alinhados, é hora de “caçar as cabeças” e oferecer a vaga.


O trabalho de hunting também consiste em abordar profissionais já empregados. É a chamada “busca ativa”, ou seja, sondar pessoas que atuam no ramo (até mesmo em concorrentes) e fazer uma proposta. Este contato pode ocorrer por diversos meios, sendo as redes sociais, principalmente o LinkedIn, o mais comum.


Outro ponto importante é o fato de o headhunter trabalhar uma rede de relacionamentos, cultivando contatos qualificados. Este networking ajuda na busca por profissionais especialistas nas mais diversas áreas. E com um benefício atraente: de forma mais rápida que a convencional.


CARGOS DE NÍVEL HEADHUNTER


Definir se o mais indicado para a sua empresa é o headhunter ou a seleção tradicional depende do cargo a ser preenchido.


A complexidade da vaga e a urgência para ocupá-la são fatores que identificam a necessidade de contratar um headhunter. No geral, as posições que demandam o serviço são as que exigem alto nível de conhecimento. Conheça, abaixo, as principais:


💼 CEO;

💼 diretor;

💼 presidente;

💼 executivo;

💼 gestor;

💼 coordenador;

💼 especialista;

💼 profissionais de tecnologia;

💼 cargos de nível sênior;

💼 posições de liderança.


VANTAGENS

Terceirizar a seleção de um profissional que terá grande responsabilidade na companhia é uma estratégia pensada para longo prazo. Deixar o processo nas mãos de um caçador de talentos torna a escolha mais assertiva e gera diversos resultados:


📈 colaborador produtivo;

📈 perfil aderente à cultura organizacional;

📈 necessidades corporativas atendidas;

📈 otimização de tempo com seleção e com treinamentos;

📈 equipe motivada (com liderança coerente e proativa);

📈 redução de gastos (com menos turnover);

entre outros.


E você, já precisou contratar alguém para uma oportunidade de alto nível e ficou com receio de errar na escolha? Agora que você conhece melhor este tipo de serviço, saiba que a EB também tem headhunters. Se precisar de mais informações, entre em contato conosco! Nossa equipe é formada por profissionais de recrutamento e seleção que também são da área de psicologia.


Não deixe de ler:






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page