top of page

Por que escolher uma consultoria de RH?

Atualizado: 29 de abr. de 2022

Se a empresa não tem um departamento de recursos humanos disponível, contratar uma consultoria é a alternativa mais assertiva. Conheça os benefícios.


Imagine a seguinte situação: você tem uma empresa e, por conta de sua experiência, conhece todo o fluxo de trabalho do local. Eis que um dos cargos fica disponível e você, imediatamente, começa a pensar na reposição de profissional.

O desfalque pode afetar os lucros e, sem um departamento de RH, você precisa realizar o processo seletivo ou pedir para um gestor fazer a contratação. Qual o melhor caminho? Existe uma alternativa mais viável ou preencher a vaga internamente vai dar os melhores resultados para a empresa?


As respostas dependem da sua qualificação e do seu tempo disponível (ou do gestor designado), mas uma coisa é certa: quanto mais detalhada a análise dos candidatos, maior a assertividade e menor o turnover.


Se você ou o seu subordinado adiar responsabilidades importantes para dedicar-se à seleção, a empresa perde em produtividade e pode amargar prejuízo.


Escolher um novo colaborador requer dedicação, conhecimento e foco em diversas etapas. Divulgação da vaga, triagem de currículos, convocação, aplicação de testes, entrevistas, validação de aprovados e escolha final compõem a tradicional (e necessária) maratona.


Tudo isso consome horas e pode gerar desgastes físicos e emocionais se for concentrado em alguém de fora da área de recursos humanos. Há também a pressão que o responsável coloca em si mesmo para encontrar o melhor profissional sem esquecer as atividades que pausou. Como saldo negativo, tem-se um processo acelerado e com pouca assertividade, além de perda de tempo e dinheiro.


Se a empresa não tiver um departamento de RH para lidar com a seleção (ou ele não puder preencher um posto específico), contratar uma consultoria é a alternativa mais eficaz. E é exatamente este o trabalho da EB Corporate: encontrar os melhores talentos para cargos de qualquer nível hierárquico.


Ao fechar com a consultoria, a empresa tem garantia de contratação, precisando apenas alinhar o perfil desejado e validar o melhor candidato. É a EB que toma a frente de todo o processo seletivo, respeitando os interesses do contratante.


A consultoria conta com uma equipe formada por profissionais da área de psicologia. Os analistas de R&S são credenciados para aplicar testes e analisar os candidatos cumprindo os prazos combinados.


A interação da psicologia com recrutamento e seleção é o grande diferencial da EB Corporate, o que garante resultados mais satisfatórios. Os benefícios para a empresa que terceiriza o RH são muitos: redução de custos, otimização de tempo, eliminação de serviços secundários, diminuição de rotatividade de pessoal e aumento de produtividade.


Fazer processo seletivo de forma interna tem seus riscos e o “barato pode sair caro” lá na frente. O resultado também depende do profissional designado para a tarefa, que pode dominar a função e se sair bem, mas é preciso conduzir a seleção pensando no futuro. Quando a análise de candidatos é feita por alguém que, além de psicólogo, é especialista em RH, é possível traçar um perfil dos finalistas e entregar à empresa o que ela realmente precisa.


Conheça os serviços da EB e surpreenda-se com os benefícios e vantagens!


Não deixe de ler:



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page