Dicas para entrevista de emprego on-line

Participar de uma videochamada tem vantagens, mas é preciso cuidar de alguns detalhes para garantir uma experiência positiva. Saiba como se preparar!


Se você participou de uma entrevista de emprego de 2020 para cá é bem provável que, em alguma etapa, seu contato com o recrutador tenha sido por videochamada. A modalidade popularizou-se em tempos de pandemia e, ao que tudo indica, veio para ficar. Mas é preciso tomar cuidado para que o conforto da situação não interfira em seu desempenho com o entrevistador. Confira, a seguir, dicas para se sair bem na conversa on-line e causar uma primeira impressão positiva!


LUZ E CÂMERA ANTES DA AÇÃO

Antes de começar uma entrevista é fundamental preparar o terreno. De nada adianta você atender aos requisitos da vaga, ter experiências e ser comunicativo se não conseguir transmitir isso ao recrutador.


Para que você se sinta à vontade diante da tela do celular, notebook ou desktop, o ponto de partida é escolher um local bem iluminado. Você pode usar a luz natural a seu favor, posicionando seu equipamento contra a janela, por exemplo, ou iluminação artificial, que é mais comum (de teto, ring light ou luminária).


Pode parecer algo secundário, que muitas pessoas não dão importância, mas faz toda a diferença atentar-se a este detalhe. O entrevistador precisa vê-lo de forma nítida e clara (caso contrário, você passará um ar de descuido).


Por falar em nitidez, a qualidade da câmera também interfere diretamente no desempenho da seleção da qual você está participando. Se o seu computador for antigo ou estiver com defeito, com imagem em baixa qualidade, dê preferência ao celular. Estar com os equipamentos adequados evita problemas e faz o processo fluir adequadamente.


CAPRICHE NO VISUAL

O fato de estar no conforto da própria casa não pode ser um aval para comparecer à entrevista de qualquer jeito.


Preocupe-se com a sua imagem com a mesma atenção que você teria ao ir para um processo seletivo presencial. Bom senso é sempre o padrão. Não precisa colocar um look completo, com sapatos e tudo mais, porém, o que aparecer no vídeo será associado ao seu currículo.


Se a entrevista for cedo, evite sair da cama em cima da hora, mesmo estando a poucos passos do local escolhido. Reserve um tempo para organizar as ideias enquanto cuida de você e de tudo o que vai precisar antes do bate-papo com o RH.


TESTANDO

Após dedicar-se a detalhes como iluminação, câmera e visual, é importante checar se tudo está funcionando. Antes mesmo de iniciar a videochamada com o recrutador, você pode fazer um teste para ver como aparecerá no vídeo.


Por mais que você se programe, algumas coisas podem sair diferente do esperado, principalmente a iluminação. Pode ser que você tenha decidido o local da entrevista no dia anterior, mas na prática viu que não funcionou. O ideal, portanto, é escolher um novo ambiente ou mudar a iluminação – por isso a necessidade de não deixar tudo para a última hora.


O celular, notebook ou desktop também precisa ser averiguado com antecedência. Áudio e vídeo devem estar com ótima qualidade ou seu contato com o recrutador poderá ser uma perda de tempo (e a oportunidade escorrer pelas suas mãos).


TIQUE-TAQUE

Como em qualquer entrevista de emprego, estar presente no horário combinado é primordial. Seja via Google Meet, Microsoft Teams, videochamada de WhatsApp, Zoom, Skype ou qualquer outra plataforma, a hora combinada deve ser respeitada.


Programar-se é necessário, afinal, deixar para clicar no link ou baixar um aplicativo de surpresa é arriscado. Alguns sites ou apps, por exemplo, requerem um cadastro que pode lhe tomar minutos preciosos.


O ideal é que você esteja pronto, trocado, com papel e caneta ao lado (caso precise anotar alguma informação), câmera posicionada e iluminação adequada antes de o recrutador aparecer. Anteceda-se e evite transtornos para que você não seja desestabilizado no decorrer da seletiva.


SILÊNCIO... GRAVANDO!

Nem todo mundo pode estar sozinho em casa (ou onde quer que a entrevista seja feita) e garantir um ambiente silencioso, mas é possível evitar constrangimentos.


Se você estiver em casa com a sua família, mesmo que sozinho em um dos cômodos, deixe todos avisados de que será entrevistado. Peça a colaboração das pessoas para que não lhe chamem, não batam na porta, não liguem música ou televisão alta e evitem falatório e risadas que possam interferir em seu desempenho.


Participar de uma seleção pode garantir a sua vaga dos sonhos e mudar a sua vida. É um momento muito importante e requer cuidados para que tudo esteja a seu favor. Normalmente, o bate-papo com o recrutador não dura tanto tempo ao ponto de interferir no bem-estar de seus familiares ou amigos. Sendo assim, converse com todos e explique a importância deste momento. Com certeza eles vão torcer para que você seja aprovado e comemorar bem alto a sua devolutiva positiva.


Com essas dicas, você pode garantir um ambiente propício para a entrevista. Organize suas ideias, revise seu currículo, prepare-se e boa sorte!


Aproveite para dar uma olhada aqui na “área do candidato” do site da EB Corporate. Quem sabe a sua oportunidade está lá?!


Não deixe de ler:


Adapte seu currículo para vagas específicas


Como fazer currículo sem experiência profissional


O que pesquisar sobre a empresa antes da entrevista


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo