Consultoria de RH x agência de empregos: qual é a diferença?

Atualizado: Jun 30

É muito comum que as pessoas confundam a atuação desses tipos de empresa, o que acaba dificultando a busca da solução que atenda a diferentes necessidades. Neste post vamos mostrar as principais diferenças de atuação de uma consultoria de RH e uma agência de empregos. Acompanhe!

Pessoas com dúvida sobre Consultoria de RH e Agência de Emprego

Afinal, qual é a diferença?


De modo geral, as consultorias de RH costumam oferecer um serviço mais premium, com uma gama maior de soluções para empresas. Elas trabalham o RH de modo 360º: desde o processo completo de recrutamento e seleção de candidatos até a reestruturação da área.


Por se tratar de um serviço mais criterioso e altamente personalizável, o valor costuma ser maior do que o serviço de uma agência. O preço é justificado pelo nível de satisfação oferecido, uma vez que os resultados são mais assertivos, existem mais garantias de contratação, entre outros diferenciais.


As agências de empregos também oferecem serviços para empresas, porém, funcionam como forma de anúncio de vagas. Empresas anunciam oportunidades com essas agências e elas, por sua vez, as disponibilizam para candidatos. As agências se destacam pelo alto número de vagas anunciadas, o que acaba por atrair muitos profissionais de forma rápida. Além disso, o valor cobrado pelo serviço costuma ser mais em conta, visto que não há grande esforço na busca por candidatos, pois os resultados chegam de forma orgânica.


Agências fazem apenas a ponte entre empresa e profissional, isso significa que não existem muitos filtros ou entrevistas prévias na hora de selecionar candidatos. Ao optar por esse serviço é importante saber que a seleção final ficará a cargo do contratante.


Quando devo optar por uma consultoria de RH?


É recomendável que você contrate uma consultoria quando:

  • Você não quer/pode dispor de tempo ou não tem o conhecimento necessário para fazer o processo de recrutamento e seleção;

  • Você busca mais soluções em Recursos Humanos para sua empresa (Plano de Cargos e Salários, por exemplo);

  • As vagas exigem conhecimentos específicos ou são de alto nível hierárquico (ex.: posições de gerência/liderança, cargos executivos, cargos de TI, entre outros);

  • Você deseja um atendimento personalizado;

  • Você precisa de uma seleção mais criteriosa e aplicação de testes;

  • Você precisa de um serviço flexibilizado.

Caso este seja o serviço que você está buscando, não deixe de conferir as soluções e diferenciais da EB Corporate. Somos uma consultoria especializada e estamos prontos para atendê-lo. Clique aqui e saiba mais!




Quando devo optar por uma agência de empregos?


Contratar uma agência é recomendável quando:

  • Você já possui um departamento de RH bem estruturado;

  • Você dispõe de pouco investimento para contratação;

  • As vagas disponíveis não são muito criteriosas;

  • Você dispõe de tempo para entrevistas e seleção de candidatos;

  • Você deseja um autosserviço;

  • Sua empresa dispõe de um recrutador.

Em ambos os tipos de serviços existem vantagens e desvantagens. É preciso analisar as prioridades de sua empresa e os recursos que ela dispõe.


Agora que você já sabe qual é a diferença entre consultoria de RH e agência de empregos, que tal conhecer 7 dicas infalíveis para encontrar profissionais qualificados? Clique e acesse nosso conteúdo! :D

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo